28 de abr. de 2007

Como deve ser a Educação para o Séc. XXI?


Para quem perdeu, passo o link do blog da revista Época da semana passada. O tema tratado foi “Educação no sé. XXI”, dando seqüência à reportagem de capa da edição. A repórter Ana Aranha dedicou nove páginas para mostrar a necessidade de uma Educação diferenciada para enfrentar os desafios dos novos tempos. Um dos mentores dessa mudança é o sociólogo espanhol Miguel Arroyo, que coordena um grupo de trabalho do MEC que estuda a revisão do currículo escolar brasileiro.

Segundo a reportagem, para se destacar na sociedade e no mercado de trabalho, seis habilidades devem ser desenvolvidas nos nossos estudantes:

- Ter pensamento crítico: filtrar e interpretar o mar de informações;
- Conectar idéias: ser capaz de trabalhar com diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo;
- Saber aprender sozinho: continuar evoluindo depois da escola;
- Conviver com pessoas diferentes: ser flexível na relação com pessoas de outra cultura, origem ou opção sexual;
- Estabelecer metas e fazer escolhas: arcar com suas responsabilidades e ser um cidadão autônomo;
- Ter visão globalizada: falar diversas línguas e conhecer a cultura e história de outros países;

A equipe da revista visitou escolas de São Paulo que já utilizam métodos diferenciados de ensino. Alguns, tão inovadores que parcem bem distante da realidade da Educação pública brasileira. É o caso de escolas como o Colédio Sidarta (Cotia-SP) em que os alunos são encorajados a aprender sozinhos. Mas em alguns casos, basta o interesse de professores e alunos. Na escola estadual Lázaro Franco de Moraes, no interior de São Paulo, a classe resolveu conectar o conteúdo sobre arte barroca com a realidade da região, onde há diversas capelas.

A reportagem peca por não deixar claro quais são os especialistas que apontam as seis características citadas como essenciais. Tampouco se há consenso entre os educadores.

Dica: o atalho para o blog da semana da revista Época não está mais disponibilizado no site, mas o endereço ainda está acessível. Sorte eu tê-lo arquivado.

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