19 de jun. de 2007

Falta maior participação, dizem militantes

As divergências são apenas um dos problemas do movimento estudantil nos dias atuais. A dificuldade para envolver os jovens na política é uma questão que o próprio presidente da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Thiago Andrino, admite.

"O perfil dos estudantes era outro. Além da maioria ser de universidades públicas, se dedicavam a universidade de maneira exclusiva. [Na ditadura], era mais fácil aglutinar as pessoas", justifica Andrino. O estudante também afirma que hoje o movimento “tem dificuldade para trazer a elite para discussões sociais”.

Para o professor Nildo Ouriques, que foi presidente do Diretório Central dos Estudante da UFSC (DCE), as entidades de hoje “tem um déficit gigantesco de legitimidade”. Mas nega que os jovens de hoje sejam mais individualistas.

“Nem acredito mais na luta do movimento estudantil. O movimento que está aí é um movimento que tenta e faz, mas é precário. E se não reconhecemos isso, não saímos do buraco”, disse Ouriques.

O presidente do DCE da UFSC, Gustavo Chraim também concorda que nem sempre o movimento estudantil tem a base necessária, mas defende o momento atual. “O movimento estudantil hoje está muito mais articulado que na época da ditadura, já que na época não se podia nem falar da UNE. Hoje é bem mais fácil organizar o movimento”, afirma. Chraim também cita que o último congresso da UNE reuniu mais de 15 mil participantes.

1 comentários:

Uilians Uilson disse...

Olá Diego!

Fico feliz por você gostar das dicas literarias e baratas que publico no Palavras Certas. Você tem razão, geralmente ,as editoras vendem seus livros com um preço mais elevado, mas se você perceber, no texto, eu disse que comprei os dois volumes na Rede Extra de Hipermercados. Não é apenas eles que vendem publicações de alto nível e a preços baixos sei que e, costumo, comprar exemplares também nas Lojas Americas a esse valor. Inclusive estou com dois que logo logo farei um comentário no Palavras. Espero que essa iniciativa possa ajudar as pessoas a aumentarem o nível cultural e de conhecimento sem ter que gastar fortunas...Continue acompanhado o Palavras e sempre que possível estarei falando deste tema.

Volte sempre e sinta-se em casa.

Um abraço e sucesso!

Uilians Uilson Santos