17 de jun. de 2007

Especial movimento estudantil

Estudantes ocupam reitoria da UFES: lado a
lado reinvidiações , sarcasmo e álcool.
(foto: midiaindependente.org)


Primeiro
foi na USP. No dia 3 de maio, estudantes ocuparam a reitoria da Universidade para protestar contra medidas do governo paulista que consideravam ferir a autonomia universitária e reivindicar melhor infra-estrutura. Em junho, estudantes de Florianópolis saíram às ruas para protestar contra o aumento das passagens de ônibus. Entre os dias 14 e 16 de junho, foram mais quatro reitorias invadidas: UFES, UFPA, UFBA e UFRJ. Todas por estudantes.

A reunião desses episódios mostra como o movimento estudantil ainda possui articulação no Brasil. Fato que dispensa o saudosismo dos tempos da ditadura e das “Diretas ”, momentos sociais em que os estudantes tiveram importante participação. Os tempos, no entanto, são outros. E o movimento estudantil também evidencia seu novo perfil.

Para compreender melhor a nova configuração e os desafios desse ente político-social, o Nossa Educação traz uma reportagem especial sobre o movimento estudantil nos tempos atuais. Produzida inicialmente para o site Universidade Aberta, a matéria não chegou a ir para o ar para evitar problemas jurídicos, uma vez que um dos entrevistados candidatara-se para as eleições no ano passado.

A reportagem, dividida em três partes, começa a ser publicada nesta segunda, 18.

0 comentários: