19 de jun. de 2007

De domínio público e permanente



O leitor possivelmente já recebeu algum e-mail divulgando o Portal Domínio Público. E, também possivelmente, esse e-mail disse que o site estava prestes a ser tirado do ar por falta de acessos e fazia campanha para que todos o visitassem. A mobilização deu certo, e o número de acessos por mês aumentou cerca de 583% em menos de três anos (conforme gráfico acima). No entanto, o Portal nunca correu risco de sair do ar pelo motivo divulgado.

"É falsa a notícia veiculada na internet, e na mídia em geral, sobre a possibilidade de desativação deste Portal por suposto motivo de falta de acesso", informou a equipe responsável pelo portal. "Já foi divulgada uma nota desmentindo, mas as pessoas, infelizmente, continuam não verificando e repassando a informação".

De qualquer forma, o e-mail sobre o portal foi um dos raros casos de correntes que tenham um bom motivo. Afinal, são mais de 46 mil obras cadastradas. Muitas delas, aliás, tratando diretamente de Educação: publicações do MEC, documentos de congressos, apostilas, material da TV Escola, além dos livros infantis e publicações de Machado de Assis e Shakespeare (mas esses últimos, o leitor já deve saber, de tantos e-mails que recebeu contando).

A equipe do portal também mantém um blog, em que informam as atualizações do Domínio Público.

* Uma correção ao título da postagem: de certeza que o site fica no ar, atualizado semanalmente, só até o próximo governo assumir. É que, na cultura política, manter projetos de governo anterior, mesmo que seja bons, não pega muito bem.

0 comentários: