16 de jul. de 2007

Auto-avaliação

É cedo. Há pouco mais de três meses que este blog foi criado. Apesar do pouco tempo na blogsfera, gostaria de deixar nosso tema principal de lado e dedicar este post a uma auto-avaliação.

Nesse período de existência, este blog esteve ligado a uma disciplina de meu curso de Jornalismo, na UFSC. De modo que, ao fim do semestre, este blog será formalmente avaliado, como nota no currículo e tudo. Por outro lado, aproveito a oportunidade para fazer eu mesmo uma avaliação dos resultados e da evolução do blog.

Como deixei claro no projeto editorial deste blog, o objetivo é complementar a cobertura na área de Educação no Brasil. Por isso, sempre primei por informações próprias, como nas matérias sobre o projeto de piso para professores, sobre a questão do estágio, sobre movimento estudantil e várias outras. Esta opção tem suas razões: fundamenta-se na concepção de que a Internet serve para ampliar as visões, não apenas confirmar as já existentes. Sem pretenções de competir com a grande imprensa, mas completá-la, e assim enriquecer o debate sobre a Educação brasileira.

No entanto, outras responsabilidades (acadêmicas e pessoais) impediram-me de buscar ainda mais material próprio. Assim como a freqüência de postagens também ficou abaixo do que gostaria. Para contra-balançar (e também para dar um toque próprio ao blog) arrisquei-me a fazer análises e até emitir opiniões a partir de informações coletadas em outros veículos. Esta solução, embora válida em um blog, tem suas fragilidades: por mais que me dedique à cobertura sobre Educação, é presunção crer que um estudante de Jornalismo possua autoridade e experiência o bastante para publicar análises e opiniões que sejam sensatas e originais. E mesmo nas oportunidades que me arrisquei, tentei fazê-lo baseando-me em fatos e argumentos. Afinal, de opiniões e críticas gratuitas a Internet está cheia.

Também foi minha intenção aprimorar o aspecto gráfico do blog. Queria um blog com cara própria e que deixasse evidente a austeridade a qual se propõe. Baseando-me no trabalho que tive, considero o resultado satisfatório. Eis um blog esteticamente harmonioso, apesar de não muito ousado. Contudo, também me atrevi inovar e experimentar diferentes mídias no blog, acompanhando a tendência da mídia de convergência tecnológica. A inclusão de animações em Flash em algumas postagens e o uso de áudio chamou a atenção de alguns colegas, que me parabenizaram pelo diferencial.

Foi um grande aprendizado desafiar-me a criar, a melhorar (na forma ou no conteúdo). Também foi com grande satisfação que acompanhei a temática da Educação com olhos ainda mais abertos. Conseguir quase 700 acessos em três meses é uma repercussão empolgante. Mas não diminui meu desejo atrair ainda mais a atenção de todos que se interessam pela Educação. Percebi que conteúdo e divulgação são igualmente importantes, assim como colaboração e interação.

A disciplina de "Análise e produção de blogs" chega ao fim. O blog, por sua vez, continua. E tem a oportunidade de se melhorar e continuar a inovar. A Educação brasileira merece isso!

2 comentários:

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Diogo. Realmente, um blog é uma grande ferramenta de interação e divulgação de projetos e atividades, mas acima de tudo de socialização da informação. Parabéns pela iniciativa, pois a educação precisa ser divulgada e analisada sob os mais variados aspectos, de dentro dela e por fora também. Um abraço, José Roig.

Orlando Tambosi disse...

Salve, Diogo,

tua nota já está lá. E deve corresponder à tua auto-avaliação.

No mais, toque o blog pra frente. Sucesso!

Abração