10 de ago. de 2007

Recomeçou, ou quase

Assim como o ano letivo, o Nossa Educação retomou suas atividades essa semana. No entanto, ainda estamos como algumas universidades federais, com um início de semestre meio truncado.

Há 80 dias os servidores técnico-admistrativos das IFES estão de braços cruzados. Embora nem a Fasubra - entidade sindical da categoria - saiba estimar o percentual de adesão, a greve prejudica o atendimento das secretarias dos cursos, restaurantes e hospitais universitários, bibliotecas e prefeituras dos campi. No entanto, na maioria das instituições, as aulas seguem.

Os professores também já se movimentam. A categoria cobram um aumento sobre a remuneração total que vai de 83% a 140%. Dependendo das repostas do governo, pode haver mais uma paralisação geral no próximo dia 25, inviabilizando completamente o andamento do semestre letivo.

Não se deve duvidar. Afinal, greve em universidades federais é como o El niño, que vem a cada dois anos. A última foi em 2005...

Na UFSC, os servidores em greve montaram barricadas na entrada na Universidade e nos setores onde as matrículas são processadas. (foto: Diogo Honorato)

update: o sindicato dos servidores se reúne amanhã (16) para apresentar uma contra-proposta ao governo.

0 comentários: